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Costa Cruzeiros garante proteção ambiental para turismo sustentável - Parte II
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Costa Cruzeiros garante proteção ambiental para turismo sustentável - Parte II

Os itens a seguir são os componentes de excelência ambiental da Costa Cruzeiros

O Green Star, designado pela RINA

100% de triagem para reciclagem de resíduos sólidos de bordo;

A política da Costa Cruzeiros proíbe que se lance ao mar qualquer tipo de resíduo sólido (exceto resíduos alimentares)

Residuos especiais não são lançados ao mar

aproximadamente 400 m3 de alumínio e 2100 m3 de vidro dos navios da Costa foram enviados à reciclagem em 2007;

a maior parte da água usada nos navios da Costa é produzida a bordo, através aparelhos de dessalinização

esgoto e água cinza são despejados ao mar apenas em uma distância superior a 12 milhas da terra mais próxima, ao invés do limite de 4 milhas estipulado por regulamentação internacional;

Separador duplo (água oleosa) de esgoto

Sistema “caixa branca” que permite um controle suplementar do teor de óleo dos efluentes

Amostragem e análise das emissões do motor e do gerador diesel;

amostragem e análise das emissões do incinerador

monitoramento dos níveis de emissão electromagnética (dos passageiros e das áreas da tripulação);

Adoção em toda a frota do Plano de Lastreamento dos Recursos Hídricos (obrigatório nos Estados Unidos e no Brasil

auditorias regulares efetuadas por organismos independentes;

Além disso, medidas de controle de combustível e energia estão em atividade ou sendo testados a bordo:

utilização, para o casco do navio, de tintas ecológicas à base de silicone. Antivegetativo e sem efeito tóxico, este revestimento melhora o desempenho hidrodinâmico e reduz o crescimento de microorganismos na superfície do casco.

Estes revestimentos antivegetativos aumentam o desempenho hidrodinâmico e reduzem o crescimento de microorganismos na superfície do casco, sem qualquer efeito tóxico;

uma campanha de sensibilização destinada a Hóspedes e tripulantes, concebida para racionalizar o consumo de eletricidade e água a bordo;

utilização de lâmpadas de LED de baixo consumo de energia;

Expansão das instalações de dessalinização de osmose reversa para produzir água potável a bordo;

instalação de um sistema de controle de iluminação automática projetado para ajustar a iluminação externa do navio de acordo com a intensidade da luz do sol;

economia com a reciclagem da água quente produzida pelos motores para o aquecimento das cabines e áreas públicas;

otimização do sistema de ar condicionado nas áreas públicas: ajuste automático do fluxo de ar de acordo com a presença de pessoas na sala e a temperatura exterior;

instalação de interruptores de luz acionados por cartões magnéticos nas cabines.

O compromisso ambiental da Costa Cruzeiros vai além de seus navios. A triagem de lixo para reciclagem é realizada em todos os escritórios da companhia na Itália, bem como no Savone Palacrociere, o terminal de cruzeiro administrado pela Costa. Além disso, 17 de abril de 2008 marcou o lançamento oficial do inovador projeto "Palazzo Costa", um plano arquitetônico para ampliar e reconstruir a sede da Companhia em Gênova. Os novos escritórios serão uma mistura perfeita de criatividade, inovação e respeito pelo meio ambiente, com algumas características que estarão na vanguarda da arquitetura italiana. Por exemplo, será um dos primeiros edifícios do país com "emissão zero de C02 no local".

Gestão de resíduos de bordo

A gestão eficaz de resíduos de bordo é uma das principais prioridades ambientais da Costa Cruzeiros, e uma área na qual a Companhia tem concentrado grandes esforços. Em 2007, a empresa registrou uma redução de 10% na quantidade de lixo (tipo de resíduos semelhantes aos resíduos sólidos urbanos) por pessoa desembarcada todos os dias. O objetivo para 2008 é reduzir mais 10%.

A triagem para a reciclagem é feita em 100% dos resíduos sólidos a bordo dos navios da Costa. A coleta de lixo é otimizada usando dois métodos principais:

Equipamento de processamento de alimentos, ou seja, um sistema automático de transporte, trituração e coleta de resíduos alimentares;

recipientes especiais, devidamente rotulados, para a coleta seletiva manual de lixo de outras categorias (por exemplo, plástico, papel, metal, alumínio, vidro, cerâmica).

Uma vez recolhido, o lixo é tratado a bordo, separado por categoria, utilizando incineradores, compactadores para resíduos de plástico e metal, e trituradores de vidro.

A política da Costa Cruzeiros proíbe qualquer descarga de resíduos sólidos no mar, exceto resíduos alimentares.

Além do lixo, há também os chamados "resíduos especiais" (por exemplo, baterias usadas, lâmpadas de neon, fluido de revelação fotográfica, etc.), que não se enquadram em nenhuma das seis categorias de resíduos definidas pela Convenção MARPOL (Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios), mas que são administrados em conformidade com a legislação italiana (Decreto nº. 152 de 3 de abril de 2006). Os resíduos especiais gerados a bordo dos navios Costa são manipulados por meio de processos e tecnologias que permitem a coleta, o armazenamento e posterior descarte em terra, da maneira apropriada. A Costa Cruzeiros não permite a descarga de resíduos especiais no mar em nenhuma circunstância.

A preparação para a reciclagem de alumínio e vidro é feita a bordo dos navios de cruzeiro da frota da Costa. Cerca de 400 m3 de alumínio e 2.100 m3 de vidro foram enviados para reciclagem em 2007. Em reconhecimento pelo seu compromisso com a reciclagem, a Costa Cruzeiros recebeu o prêmio CIAL "Comune Riciclone" (Consórcio Nacional para a Recuperação e Reciclagem de Alumínio) em 2007. O programa de reciclagem de alumínio, que teve início no porto de Savona, em breve será estendido a outros portos, tanto na Itália como no exterior: Civitavecchia, Tianjing (China) e S. Lucia. Prestadores de serviço foram escolhidos para a reciclagem de óleo de cozinha e pilhas de chumbo em alguns portos italianos e em Hong Kong, e essa atividade também terá início em breve.

Nos últimos anos, várias medidas foram implementadas para reduzir o volume de resíduos produzidos, principalmente: o uso de pratos e copos feitos de material biodegradável; o uso de talheres, palitos para azeitonas e mexedores de coquetel de madeira em vez de produtos de plástico; nos buffets, dispensers para molhos e potes para geléia e mel substituíram os sachês e as embalagens de plástico; nos banheiros das cabines, dispensers de sabonete líquido e xampu substituíram as garrafinhas de plástico descartáveis. Foram tomadas medidas em alguns navios para mudar sistemas e instalações de modo que o HCFC R22 seja substituído por outros refrigerantes mais ecológicos.

Veja a conclusão do documento

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Marily Miranda e Izabel Méo
LH Miranda
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